quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Filosofia nos moldes da formação para a vida.

com a amiga Eliete após a palestra

Com silvana, recebendo a lembrancinha do evento

Silvana, Bethânia, eu, Edleusa e Eliene.
os alunos

Conforme agendado, estive hoje pela manhã (27/10) na Escola Estadual Dr José Fernandes de Melo, berço de minha carreira profissional. Fui prestigiar a 4ª Edição do Café Filosófico, um projeto que discute filosofia sob uma gama de perspectivas, nessa abordou-se a juventude, como mola inexorável dos processos de relações sociais, onde a atividade pensante (filosófica) faz-se imperar pelo desejo da não alienação.
Esses momentos são muito saudáveis e importantes na formação de nossos alunos, é o momento de trabalhar seus ideais sem depreciar nenhuma forma de cultura. Como diria Edgar Morain, é preciso ter a cabeça bem feita e não cheia. Cheia de idéias sem nexo, pelo simples prazer de formar uma contra-cultura.
Para abrilhantar o tema, assistimos uma senhora palestra proferida por minha amiga Eliete, com quem tenho sempre o prazer de somar experiências em alguma esfera além da acadêmica. Lá reencontrei alguns amigos e ex colegas de trabalho. Mas nada foi mais gratificante que rever meus ex alunos participando ativamente das atividades de extensão da escola, e é claro que a recepção por parte deles é sempre mais calorosa, afinal os laços que criamos com essas mentes em sala transcendem o tempo.
Senti-me honrado e prestigiado quando ovacionado e aplaudido pelo auditório, que em sua percentagem mais relativa não me conhecia e me ouviu com respeito e atenção após ser ementada minha fala pela professora, amiga e leitora desse blog, Silvana Barros, com quem tive o privilégio único de trabalhar e somar experiências inesquecíveis e representativas à minha formação.
O ambiente estava preparado nos moldes clássicos conforme manda o figurino e me fez lembrar uma modesta cafeteria do Rio de Janeiro, que por agora me falha o nome na memória.
Agradeço do fundo do coração a atenção e respeito à mim devotado por todos que abracei hoje pela manhã e principalmente por ter sido meu nome, eleito entre as autoridades em filosofia da cidade, esse é sem dúvida o lado bom de nossa profissão. Foi lindo, adorei!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário