sábado, 30 de outubro de 2010

Construindo sentidos com Zênia Regina

Quem tem acompanhado meu blog com frequência, tem se apercebido de algumas agressões pessoais de baixo calão que tenho recebido por uma diminuta parte que não merece ser mencionada por não ter clareza do sentido democrático da conjuntura atual, insistindo por fim a força sair ‘por cima da carne seca’, utilizando-se de postagens chulas e desqualificadas.

Quem tem acompanhado meu blog com frequência, tem também percebido que não costumo revidar essas agressões inimigas. Inimigas sim! Como havia dito, adversário se combate com idéias e não com agressões pessoais. Penso que respostar comentários dessa natureza nas minhas postagens, é igualar-me a tal e comparo a palavra trocada naquele naipe tão deselegante quanto a agressão física, por isso mesmo o tenho deixado sempre muito à vontade, afinal nem só de elogios vive o homem, e EU SEI que é livre a expressão de pensamento, muito embora pela parte mencionada seja arbitrária e desrespeitosa, ainda mais quando estamos falando do que ocorre em meu blog – espaço meu. Me cabendo questionar, por que pessoas que desqualificam meus escritos estão sempre aqui abrilhantando meu espaço?!

Diante desse espetáculo que vem acontecendo em estado de emergência e calamidade pública, é que tenho recebido apoio por parte de grandes iniciados, letrados, leitores críticos, eficazes, antenados, mas acima de tudo solidários. São mentes brilhantes que saem da clausura e opinam com sabedoria crítica, aquilo que só pessoas inteligentes conseguem ver. Semana passada recebi e aqui postei uma carta do Professor Carlos Magno e hoje recebi uma de alguém muito especial, muito inteligente, que raras vezes se manifesta, assumindo desta forma características genuínas de pessoa sábia, prática e direta. Agradeço a minha irmã, Zênia e como dizem os grandes, sua benção por toda beleza e sabedoria.

ANALOGIA DO “HOMEM CARANGUEJO”
Já vi diversos tipos de “homem”, seres sociais, ou pelo menos, que tentam con-viver em sociedade.
O que me chamou atenção esses dias foi uma espécie que denominei de CARANGUEJO.
Calma, vou me fazer entender para as pessoas que sabem ler, e ler nas entrelinhas, é claro!
POTAMON FLUVIATILE
É um tipo de caranguejo, um invertebrado que abandonou o mar para viver em pequenos ribeiros no interior da floresta.
Ele tem uma estrutura física bastante peculiar: cabeça, tórax e abdômen. As duas primeiras são protegidas por uma carapaça; a cabeça é munida de duas mandíbulas; e as pinças são utilizadas como instrumento de predação e manipulação.
Ele vive em tocas, nas margens submersas, penetra dezenas de metros solo abaixo.
Os machos são sedentários, agressivos e invasivos.
Sua população tem diminuído notavelmente, e sua espécie encontra-se em perigo crítico no que diz respeito ao seu estado de conservação.
BICHINHO INTERESSANTE ESTE, NÃO ACHA?
É incrível! Mas encontrarmos pessoas que se assemelham a essas características, que reproduzem esse estado de sobrevivência, que ignoram as condições humanas de sociabilidade.
Como pode um indivíduo, que deveria ter um cérebro no lugar de duas mandíbulas, se vestir da suástica em vez da democracia?
Como pode um indivíduo, abandonar o mar das possibilidades e mergulhar no mangue da ignorância sócio-política?
Como pode um indivíduo, utilizar suas garras/pinças de forma invasiva e manipuladora contra a liberdade alheia?
E AINDA DESEJA RECONHECIMENTO POLÍTICO???
A política é uma arte que se inventa, já diz Marilena Chauí, e essa arte só se realiza com base nas regras básicas de uma sociedade democrática de direito, e não numa sociedade repressora com bases neo-nazistas, onde as pessoas são proibidas de expressar suas opiniões, suas idéias e suas escolhas.
E não se trata aqui de favoritismos políticos e/ou partidários, trata-se de coerência política, de liberdade de expressão e de escolhas. O Brasil não pode ser adiado, ele precisa continuar!!!
Como disse em comentário no seu blog, jovem escritor, SOU ANTES DE TUDO, CONTRA QUALQUER TIPO DE REPRESSÃO... Mas gostaria de acrescentar que sou A FAVOR DA LIBERDADE, inclusive da liberdade de ler o que me interessa, e o seu blog faz parte da minha lista de interesses literários, porque ao contrário de opiniões “subterrâneas”, seus textos demonstram discernimento, coerência e Inteligência Política - pela sabedoria das palavras, pelas afirmações fundamentadas, mas acima de tudo, pela ética e pela moral associadas ao respeito civil.
Eu não poderia deixar de mencionar o eterno Machado de Assis: “reúno em mim mesmo a teoria e a prática”, e dizer que você pode se orgulhar de demonstrar sua teoria na sua prática, porque elas são sóbrias, assim como suas idéias.
PARABÉNS POR DEMONSTRAR TER CÉREBRO AO INVÉS DE MANDÍBULAS E NÃO USAR CARAPAÇA!!!
Oponha-se a guerras estúpidas, despreze comentários chulos...
“Os caluniadores são como o fogo que enegrece a madeira verde, não podendo queimá-la”. (VOLTAIRE)

ZÊNIA REGINA
PROFESSORA PESQUISADORA/UERN

Um comentário:

  1. Muito bom o texto.. dispensa comentários.

    Só resta dar os parabéns aos meus ilustres dois tios pela genialidade empregada nas palavras.

    =D

    ResponderExcluir