segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Mas apesar de você...

Tem gente que não conhece mesmo os limites do bom senso e da educação, ainda assim insistem em se auto intitularem formadores de opinião da elite pensante. Houve um tempo em que o conhecimeto foi sacralizado, hoje fazemos caricatura desse período mostrando que o saber é nossa maior herança. Contudo, não devemos por tal, nos envaidecer ou sequer substimar as pessoas que "não dominam" esse conhecimento. A vida é ciclica e como bem diz Raimundo Fagner, no dia em que a poesia se arrebenta, até as pedras cantam. Gostaria de mandar um recado para uma pessoa que hoje me confundiu arbitrariamente com um de seus 'pareceiros' e se achou no direito de me faltar com respeito. De igual, costumo sempre costurar o que penso em verso e poesia para fazer melhor efeito naquilo que quero dizer. Assim sendo, invoco aqui a voz de um poeta que em uma de suas melhores obras diz melhor que eu o que sinto nesse momento. Sua benção Chico Buarque de Holanda, por toda beleza e sabedoria.




Amanhã vai ser outro dia...

Hoje você é quem manda
Falou, tá falado
Não tem discussão, não.
A minha gente hoje anda
Falando de lado e olhando pro chão
Viu?
Você que inventou esse Estado
Inventou de inventar
Toda escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar o perdão

Apesar de você
amanhã há de ser outro dia
Eu pergunto a você onde vai se esconder
Da enorme euforia?
Como vai proibir
Quando o galo insistir em cantar?
Água nova brotando
E a gente se amando sem parar

Quando chegar o momento
Esse meu sofrimento
Vou cobrar com juros. Juro!
Todo esse amor reprimido,
Esse grito contido,
Esse samba no escuro

Você que inventou a tristeza
Ora tenha a fineza
de "desinventar"
Você vai pagar, e é dobrado,
Cada lágrima rolada
Nesse meu penar

Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia.
Ainda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria

Você vai se amargar
Vendo o dia raiar
Sem lhe pedir licença

E eu vou morrer de rir
E esse dia há de vir
antes do que você pensa
Apesar de você

Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia
Você vai ter que ver
A manhã renascer
E esbanjar poesia

Como vai se explicar
Vendo o céu clarear, de repente,
Impunemente?
Como vai abafar
Nosso coro a cantar,
Na sua frente.
Apesar de você

Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia.
Você vai se dar mal, etc e tal,
La, laiá, la laiá, la laiá??

Um comentário:

  1. ADOREI AMIGO!!! COMO SEMPRE VC DIZ TUDO ATRAVÉS DE SUAS PALAVRAS ESCRITAS E SEUS POEMAS MARAVILHOSOS!

    ResponderExcluir