segunda-feira, 7 de março de 2011

1º Desfile do Grupo Especial do Rio de Janeiro: Sapucaí que eu Sapuc'aqui

Que me desculpe a terra da garoa, mas igual as Escolas de Samba da Cidade Maravilhosa não tem! Esta noite foi a vez do Rio de Janiero entrar na avenida e mostrar que continua lindo, continua sendo e causando. Desfilaram (nessa ordem); São Clemente, Imperatirz Leopoldinense, Portela, Unidos da Tijuca, vila Isabel e Mangueira. De início quero reportar um flash back ao lastimável incidente do mês passado, que tirou das pontuações desse ano a Portela, União da Ilha do Governador e Grande Rio.
O desfile da São Clemente marcou sua volta ao Grupo Especial exaltando as belezas naturais do Rio de Janeiro "abençoado por Deus e bonito por natureza."
A Imperatriz Leopoldinense chegou chegando! Imperando mesmo, trazendo a poderosa Luiza Brunet como madrinha de bateria, que a despeito das passarelas... Sabe desfilar. Lembram daquele verso de Caymmi que diz "Quem não gosta de samba, bom sujeito não é. É ruim da cabeça ou doente do pé."? Pois é, a Imperatriz adverte para isso e trazia em seu enredo uma proposta de cura com muito samba, cores e brilhos na avenida, porque sambar faz bem à saúde.
Seguida da Portela, minha escola de samba, a Sapucaí tomou um banho de mar. (leia o próximo post - abaixo)
É a vez da campeã do ano passado entrar na passarela do samba, a Unidos da Tijuca causou com efeitos especiais e um verdadeiro espetáculo de luzes e cores na agremiação. Tenham ceretza que entraram para ganahr de novo. Fiquei boqueaberto com os truques que eels fizeram na passarela, havia uma ala em que zumbis, simulavam tirar a cabeça do pescoço, deslocar a cintura entre outros truques de ilusionismos que fez do enredo "esta noite levarei sua alma" conquistar as arquibancadas. tinha também um carro que merece destaque, o que trazia Zé do Caixão em homenagem aos filmes de terror brasileiros; somado a madrinha de bateria, Adriane Galisteu, não tenho mais a dizer sobre esta escola, so lamentar por quem não viu.

Cabelo, cabeleira, cabeluda, descabelada... A Vila Isabel bem poderia ter convidado Gal Costa para desfilar este ano, nada mais condizente que o enredo falando sobre "Mitos e Histórias entrelaçados pelos fios de cabelo". Mas não foi por não convidar a baiana que a escola deixou de brilhar. Porque o sucesso dessa escola tem nome: Gisele Bündchen, e que nome hem!
Por fim, é a vez da Estação Primeira de Mangueira mostrar que teu cenário é uma beleza que a natureza criou. Ainda não me acostumei com a idéia de não ter mais Jamelão. Este ano homenageando Nelson do Cavaquinho, a escola de Caetano Veloso. Não tenho muito o que dizer da Mangueira, senão que a maior homenagem que uma pessoa pode receber é ser enredo de Escola de Samba; muito merecida a homenagem que a escola fez ao músico, a Mangueira tem em seu histórico lindas homenagens, impossível não lembrar do ano em que assim fez aos Doces Bárbaros, trazendo em um carro Gal, Caetano, Gil e Bethânia. Certamente uma das Escolas Clássicas que conquistou 18 títulos no carnaval carioca, seguramente o maior espetáculo da terra.  Destaco ainda na Mangueira o investimento em carros e fantasias bem trabalhados e a presença de artists consagrados declaradamente mangueirenses, como a cantora Alcione, mas o comprometimento no quesito evolução que acelerou o encerramento de 1 hora e 21 minutos de desfile com pancadas de chuva no começo, mas nada fora do previsto. Parabéns!
Velha Guarda da Mangueira

FOTOS: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário