quinta-feira, 24 de março de 2011

Quem é o irracional? O que é racionalidade?

A Super deste mês trouxe como matéria de capa a vida dos animais. O que eles pensam, como agem e os avanços da ciência abordando desde as teorias de Darwin aos dias de hoje para mostrar a real seleção e evolução desses seres que tanto nos cativam.
Hoje vi uma reportagem no EXTRA que me chamou a atenção: uma leoa que ficou ao lado de seu companheiro até a hora de ser sacrificado.
A história se passa nos Estados Unidos, no Zoológico de Pittsburg, a leoa Shiba permaneceu ao lado de seu companheiro Juma, que "precisou" ser sacrificado por conta de uma doença relacionada a idade e demência felina.


Os responsáveis pelo tratamento tentaram de tudo para animar Juma, ofereceram-lhe sua comida favorita (peru) mas de nada adiantou. É como se ele soubesse o que o esperava.

Desde 1990 o casal vivia junto, e a fiel leoa permaneceu ao lado do amado até o último dia. Segundo  nota de uma tratadora do Jardim Zoológico, Shiba já havia se apercebido do declínio de Juma.
Há pouco tempo também, o Globo Reporter mostrou a vida inteligente desses animais. Inúmeros são os casos de fidelidade dos animais aos donos e entre si: é gato que morre pela falta de um dono falecido, cachorro se mudando para cemitério e por aí vai. Agora com a ciência nos dizendo que golfinhos são sádicos, vacas tem inimigas, gatos e cachorros dissimulam, galinhas fazem plano para o futuro entre outros, aqui muito bem ilustrado pela história de Shiba e Juma que tanto serve de exemplo para a raça humana, lanço mão da velha retórica: Quem é o irracional? O que racionalidade?

FOTOS EXTRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário