sábado, 2 de julho de 2011

Itamar Franco: políticas públicas e afins

Faleceu hoje o ex presidente da república Itamar Franco. Seu nome sempre estará atrelado à política não somente pelos cargos públicos, mas pela gênese dos avanços governamentais de seu mandato.
Empossado vice com Fernando Collor de Melo, assumiu as rédias do poder federativo em 1992 pelo afastamento do então preseidente acusado de corrupção. Foi nesse tempo em que o Brasil atingiu altissimos índices de inflação, onde o Ministério da Fazenda lança o Plano Real concretizado no governo seguinte por FHC. Foi nesse tempo também em que o Brasil teve assinada sua primeira emenda popular - a de reconhecimento dos homicidios qualificados em crimes hediondos.
Pois é, porque até então era considerado crime hediondo o atentato a vida de gato, cachorro e papagaio, menos de gente!
De lá para cá muita coisa aconteceu, a justiça caminha a passos de formiga e sem vontade, mas com nada, o povo despertou para o direito que se tem a mudança de leis quando essas em sua maioria das vezes fazem reverência aos maus feitos de um país. Resta ter a coragem de fazer valer!
Em nossa história, Itamar Franco foi um dos poucos políticos ousados que teve coragem de galgar algum degrau na escala evolutiva das políticas públicas. Meus respeitos e condolências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário