sexta-feira, 6 de abril de 2012

O Nordeste na Rede Globo: Nota Zero

Elba Ramalho: nordestina, paraíbana, talentosa, educada, vencedora e quantos mais adjetivos verdadeiros eu precise elencar para desconstruir as aberrações personificadas nas novelas.


É inconcebível a performance mambembe dos personagens nordestinos nas novelas da Rede Globo. Dá pra perceber que os autores nunca ouviram falar em variação lingüística nem tampouco respeitam nossa cultura. É como se fossemos atrativos de piada e chacota. 

Estereotipar jocosamente nosso povo não passa de uma visão errada e limitada dos autores. E eu que pensei que depois de “Senhora do Destino” do renomado Aguinaldo Silva, essa palhaçada tinha chegado ao fim, porque nada era mais ridículo que Suzana Vieira “varada de fome” fazendo caricatura dos nordestinos, mais precisamente, dos paraibanos. Enquanto a novela se preocupa em faturar com merchandagem, os autores deveriam se preocupar em fazer uma pesquisa de campo digna para quem sabe pararem com essa mania torpe de em nome da “licença poética” fantasiarem uma pseudo cultura involuntária de suas mentes. 

O povo nordestino é maravilhoso, inteligente, educado, acolhedor, muito diferente do que mostram as novelas. Aliás, muitos de nós aqui, vivemos até significativamente melhor que alguns residentes do Sul e Sudeste e ridículo mesmo é quem pensa que somos ridículos assim. Falta às novelas um bom tempero chamado bom senso.

Um comentário:

  1. Boa Júnior! Não encontraria melhores palavras pra representar tudo que você expressou nesse belo texto em favor de nossa cultura. "Só piada pra mano não macho!". Parabéns!

    Ps.: Neste dia 04 de Abril, estive na terra de Elba Ramalho em Conceição na Paraíba num Encontro de Motos. Fotos no meu Orkut e Facebook.

    Abraço!

    ResponderExcluir