quinta-feira, 21 de março de 2013

O amor não conta cromossomos...

Hoje comemoramos o dia Internacional da Síndrome de Down, (21 de Março). O que podemos falar desse dia! Sabemos primeiramente que a referida síndrome é inerente a um cromossomo a mais, o cromossomo 21, assim as pessoas com Down no lugar de ter 46 cromossomos, apresentam 47 cromossomos em sua formação. Não podemos negar que como consequência existe um atraso intelectual, um atraso no andar, no pensar e nas suas diferentes multiplicidades de desenvolvimento. Isso no entanto, não quer dizer que os mesmos não sejam capazes de se desenvolver! Sem sombra de dúvidas esse desenvolvimento é mais lento, porém, se os caminhos forem percorridos da forma que devem ser, perceberemos ao nosso lado pessoas extremamente inteligentes, ingênuas, sim ingênuas, por que não percebem maldade nas pessoas e nem nas formas que são concebidas, e além de tudo isso, percebemos pessoas extremamente carinhosas, românticas e felizes.
Há cinco anos tivemos um filho com Síndrome de Down, a partir desse momento passamos a buscar o desenvolvimento do nosso filho, tivemos e temos lutas diárias, porém percebemos grandes avanços e um deste foi poder superar a cardiopatia, problema na má formação do coração.
Lucas hoje representa acima de tudo a minha maior motivação de vida, um ser capaz de se doar, de fazer as pessoas felizes. Porém, teremos muitos desafios ainda para seguir, dentro deles o processo de alfabetização e sua inserção na sociedade da forma que deve ser. No dia de hoje é necessário que as pessoas não os vejam apenas como seres incapazes e sim seres que necessitam a cada dia ser incluída em uma sociedade cheia de padrões a seres seguido e que cada dia, possamos encontrar profissionais capacitados para um processo de inclusão seja no âmbito educacional, seja na saúde, ou mesmo dentro do mercado de trabalho. Vamos ver esse dia, como um momento de reflexão, um momento de pensarmos as nossas posturas e maneiras de pensar e agir.
Uma boa reflexão: Nada é mais deficiente do que o preconceito e nada mais eficiente do que o amor!

Raphaela Holanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário