segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Ninguém jamais saberá o que é Literatura!

Quando a esmola é grande demais o Santo desconfia!

Recentemente fui assistir uma palestra de um renomado doutor de uma Universidade da Paraíba. A especulação gerou muita expectativa, é claro, para nada. Isso me convence, cada dia mais, que títulos não formam ninguém. Imaginem que às tantas o sujeito, que fugindo completamente o tema, resolve atacar Roberto Carlos sem razão aparente.

Enquanto ele deveria estar falando sobre narrativas (Literatura) deu-se ao desprazer de publicar seu desafeto pelo cantor. Das mais esdrúxulas e deselegantes comparações ele apoderou-se do verso:

Olho pro Céu e vejo uma nuvem branca que vai passando / olho na Terra e vejo uma multidão que vai caminhando...

Acreditando ser óbvio demais, sem graça demais para ser considerado poesia. Esquecendo-se entretanto, que a própria prosa poética permite-nos escrever com liberdade, além do mais, não lembro de ter visto jamais Roberto Carlos dizendo que seus versos eram poesia. Isso é música, e música boa! Já Drummond com sua pedra no meio do caminho não se pode dizer o mesmo...

O problema disso tudo, é que a elite acadêmica dar-se o direito de emitir juízos de valor a despeito de suas animosidades e, ainda achando pouco, querem formar opinião coletiva. Fosse um aluno teria sido posto fora ou reprovado por suas incoerências discursivas, mas sendo um doutor, o auditório aplaude.

Francamente!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário